Os caminhões na estrada passam por inúmeras situações em que, muitas vezes, necessitam de um serviço de guincho. Panes elétricas, colisões ou, até mesmo, capotamentos. E, nestes casos, a cobertura de guincho do seguro de caminhão é fundamental. Desta forma, surge uma questão importante: o guincho do seguro de caminhão reboca caminhão com ou sem carga? Acompanhe este artigo e saiba mais. Confira!
Antes de seguirmos, é importante informar que a Trikona Seguros decidiu escrever este artigo porque muitos clientes de seguro de caminhão surgem com essa dúvida. Claro, aos que dirigem caminhão e já passaram por essa situação, provavelmente, acharão esse questionamento banal, mas muitos não sabem como funciona este serviço de forma mais prática.
Guincho não reboca caminhão com carga
O caminhão carregado não é rebocado pelo guincho. Isso acontece porque durante o reboque a carga pode ser danificada, o que pode gerar altos prejuízos pelos quais o guincho e a seguradora não podem se responsabilizar por esse dano durante o serviço de guincho. Aliás, dependendo da carga transportada, o valor dela chega a ser superior ao do próprio caminhão.
Vale dizer que essa regra varia muito de acordo com a carga que está sendo transportada. No entanto, o padrão é que toda carga considerada “pesada” ou de “alto valor” não seja coberta pelo seguro do veículo, o que é o motivo de negativa de guincho por parte da seguradora.
Por essa razão, para rebocar é necessário descarregar o caminhão e guinchá-lo vazio. Nesses casos, é preciso carregar a carga em outro caminhão que esteja apto e transportá-la para o destino com segurança. E, o caminhão avariado consegue ser guinchado.
Se o seu seguro se refere ao veículo e não à carga, é necessário retirá-la e somente depois proceder com o reboque. Isso pode funcionar nas situações em que está sendo feito o transporte em um trecho pequeno ou, até mesmo, quando se trata de transporte de mudanças, feito com o veículo do próprio responsável pela carga.
Entretanto, nos casos em que o transporte de cargas é um procedimento recorrente e rotineiro, a melhor maneira de garantir a cobertura de guincho no transporte de cargas é por meio do chamado seguro de transportes ou seguro de cargas.
O que é seguro de carga?
Seguro de carga é uma modalidade de seguro de transportes em duas categorias: de transporte, contratada pelo vendedor ou pelo comprador de carga e de responsabilidade civil, contratada pelo transportador.
A categoria de transporte se divide em transportes nacionais e transportes internacionais. Por outro lado, a categoria de responsabilidade civil comporta diversos tipos de coberturas que garantem à transportadora o ressarcimento de indenizações que porventura seja obrigada a pagar pela reparação de danos à carga transportada.
O seguro de cargas cobre danos causados a bens e mercadorias que circulam sobre a água, vias terrestres (rodovias e ferrovias) e vias aéreas. Temos também outro artigo sobre o assunto AQUI.
Trikona Seguros
Nós, da Trikona Seguros, oferecemos soluções em seguros. Temos anos de atuação no mercado de corretagem, equipe altamente capacitada e comprometida para cumprir o desafio de atender com competência a todos os nossos clientes.
Atuamos também com riscos empresariais, consultoria e assessoria em contratação de seguros para possibilitar aos nossos clientes manter o foco, competitividade, valor do negócio e segurança do patrimônio.
Quer mais informações sobre os nossos serviços?
Temos uma apresentação comercial que você pode obter neste link.
Se preferir, fale diretamente com os nossos corretores AQUI.
Esperamos o seu contato,
Até breve!