Formas de contratação do seguro de transporte de carga

Formas de contratação do seguro de transporte de carga

O seguro de transporte de carga garante ao segurado uma indenização pelos prejuízos causados aos bens segurados durante o transporte em viagens aquaviárias, terrestres e aéreas.

Ele pode se dividir em duas categorias: nacional – para movimentação de cargas dentro do território nacional e internacional para transporte com finalidade de exportação ou importação.

A apólice do seguro de transporte pode ser contratada para uma única viagem de transporte de mercadorias – cargas avulsas ou embarque único – ou para várias viagens dentro do período de um ano – apólices abertas, apólice mensal ou embarque múltiplo.

 

Cargas avulsas

Seguro de carga avulsa só pode ser contratado pelo embarcador. O seguro para embarque único é válido para apenas uma viagem de transferência de produtos ou bens. Por isso, o nome “avulso”, já que trata de uma “viagem única”.

 

Apólices abertas, Apólice mensal ou Embarque múltiplo

Ao contratar um seguro de carga, também é possível optar por Apólices abertas. Diferentemente da avulsa, essa é recomendada para quem realiza transportes de carga com alta frequência.

Nesse tipo de seguro, as mercadorias devem ser relacionadas em averbações. Isso significa que para cada embarque é necessária uma averbação tratando de todas as características da viagem e da mercadoria, entretanto, nos dias de hoje isso já pode ser feito automaticamente quando da emissão do conhecimento eletrônico.

No seguro de carga com apólice aberta, já se encontram definidos os termos e condições do seguro. Desse modo, o segurado deve se atentar às condições e exigências de gerenciamento de risco, tais como: consulta de motoristas, monitoramento e rastreamento para efetiva cobertura pela seguradora.

Além da vigência do contrato, o limite por embarque é definido na aquisição da apólice de seguro de transporte de carga. Isso determinará o limite a qual a seguradora será responsável em caso de sinistros.

 

Seguro de carga: condições gerais

A Superintendência de Seguros Privados (Susep) também define outras condições gerais para o seguro de transporte de carga.

Trata-se de cláusulas que devem ser seguidas por todas as seguradoras e versam sobre diferentes aspectos da apólice. Entre elas está, por exemplo, a necessidade de determinação do Limite da Importância Segurada, que é o valor informado pelo segurado e deve corresponder ao valor real do objeto segurado.

Há de se estipular também o Limite Máximo de Garantia (LMG). Ele define o teto máximo de cobertura da apólice e, portanto, a quantia máxima que a seguradora assumirá em caso de situações incluídas no contrato.

 

Como contratar o seguro de carga

A contratação de um seguro de carga de qualquer tipo, seja em situações nas quais é obrigatório ou em casos facultativos, deve ser feita por meio de uma corretora de seguros.

Para tanto, é preciso entrar em contato com uma corretora e transmitir as informações necessárias para a cotação do seguro de transporte de acordo com as suas necessidades.

Nós, da Trikona Seguros, somos uma empresa formada por profissionais oriundos do mercado securitário com vários anos de experiência. Buscamos a qualidade no atendimento prestado a cada um de nossos clientes e, consequentemente, prezamos pela satisfação, segurança e tranquilidade.

Fale diretamente com os nossos corretores AQUI.

Esperamos o seu contato,

Até breve!

Compartilhe esta notícia
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram