De acordo estimativas do Centro Mundial de Navegação Transatlântica, por ano, mais de 10 mil contêineres caem no oceano devido a intempéries em alto mar, acidentes ou estiva incorreta. Para evitar sustos e despesas inesperadas, o seguro de carga é o melhor método para proteger o valor dos bens e mercadorias contra os riscos de perda física ou dano de causas externas que possam ocorrer durante o transporte marítimo.
Independentemente das regulamentações locais e aspectos legais, o seguro tem como premissa básica diminuir a exposição aos riscos e impactos financeiros que uma possível perda ou dano pode causar à empresa, seja contratante ou contratada.
De uma maneira geral, o seguro de carga é fundamental não só para garantir a atuação das empresas de transporte marítimo em conformidade com a legislação, mas também para proteger as organizações de eventuais danos e perdas.
Mercado de seguro de carga marítima em crescimento
Se pensarmos que o Brasil tem a malha rodoviária como principal meio de escoamento das mercadorias que transitam no País em razão de suas características, o seguro de carga marítima se mostra uma alternativa viável com menores custos e riscos em relação ao transporte rodoviário.
Aliás, grandes embarcadores já têm feito uma transição mais efetiva utilizando esse tipo de modalidade. Um dos maiores motivos desta mudança é o aumento do custo logístico envolvido na modalidade rodoviária como, por exemplo, os aspectos ligados ao frete.
Seguros obrigatórios no transporte marítimo
O proprietário da embarcação que opera com transporte de cargas mediante um contrato de afretamento deve contratar o seguro obrigatório de Responsabilidade Civil Armador Carga (RCA-C) que tem como finalidade cobrir perdas e danos à carga transportada em decorrência de acidentes com a embarcação como encalhe e naufrágio ou incêndio ou explosão da embarcação, por exemplo.
No meio marítimo, também é preciso mencionar duas modalidades importantes: o RCA (Seguro de Responsabilidade Civil do Transportador Aquaviário de Carga) e o RCTR-VI (TE/TI) que rege o Mercosul e deve ser contratado para transportes realizados entre os países-membros.
Quais os perigos de não ter um seguro marítimo adequado?
Para que um contrato de seguro de transportes possa trazer segurança para uma companhia, é fundamental que a sua colocação seja realizada por empresas especializadas nesse segmento. Por isso, é válido dar preferência às companhias que contam com profissionais de larga experiência e profundo conhecimento técnico no assunto.
Afinal, são esses profissionais que deverão obter e avaliar todas as informações da operação logística da empresa, analisando e identificando todas as exposições de riscos, da origem do embarque ao destino final.
De forma bastante resumida, esse processo é voltado à identificação de quais são os riscos aos quais o transporte está sujeito. Para isso, é preciso realizar uma análise detalhada de inúmeros fatores como tipo de carga, modal, embalagem, distância das viagens, meio de transporte, composição e estrutura, limites envolvidos, entre outros.
Não contar um um bom seguro de carga pode acarretar não só descumprimento da lei, mas também deixar o transporte vulnerável a riscos diversos como acidentes, avarias e até roubo. Quando realizado por especialistas, ele permite avaliar possíveis concentrações ou acúmulos de risco ao longo da viagem, identificar e propor medidas de gerenciamento de risco com o objetivo de mitigá-lo e originar o melhor contrato de seguro a fim de garantir ampla reposição da perda.
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