Tire todas as suas dúvidas e aprenda a se proteger contra o sinistro de carga.

Como proteger sua empresa do sinistro de carga e evitar prejuízos

Transportadores e embarcadores enfrentam inúmeros desafios e riscos nas estradas brasileiras, como o sinistro de carga, que consiste em todo evento indesejado que resulta no dano ou perda do material transportado. Essas ocorrências acontecem por diferentes fatores, seja por acidentes, roubos, furtos ou avarias.

Mas por que é tão importante estar protegido? Embora o Brasil seja reconhecido por sua extensa malha viária, grande parte dos condutores enfrenta desafios significativos em termos de segurança e infraestrutura nas rodovias.

Infelizmente, o transporte é reconhecido pelos altos índices de estradas em mau estado e ação de criminosos especializados em roubo de cargas. Esses fatores tornam a movimentação ainda mais arriscada e reforçam a necessidade de medidas preventivas e protetivas, sobretudo a contratação do seguro de transporte.

Essa apólice protege empresas garantindo que, em caso de problemas, como o sinistro de carga, o segurado seja ressarcido e não enfrente consequências mais graves.

Adotar uma postura proativa e investir em medidas de segurança é fundamental para o crescimento do seu negócio.

Não espere até ser tarde demais. Confira como se proteger com a Trikona Seguros!

 

Quais são as consequências de um sinistro de carga?

Imagine a seguinte situação: uma transportadora está encarregada de transportar uma carga de eletrônicos de alto valor de uma fábrica para um centro de distribuição. Durante o percurso, o veículo é interceptado por criminosos e, infelizmente, toda a mercadoria é rapidamente levada.

Esse e outros inúmeros acidentes podem acontecer e deixar sua empresa no prejuízo:

 

Atrasos nas entregas

Um sinistro pode resultar em atrasos significativos nas entregas. Acidentes, roubos ou danos à carga interrompem o fluxo normal de transporte, o que afeta a reputação e confiabilidade da sua empresa. 

 

Perda de clientes

Caso o problema não seja resolvido rapidamente, seu negócio perde futuras oportunidades de negócios. Afinal, por serem afetados, clientes ficam insatisfeitos e passam a procurar por outros embarcadores e transportadoras do mercado.

 

Prejuízos financeiros

Em consequência, além dos custos diretos associados à reposição da mercadoria perdida ou danificada, também há custos indiretos, relacionados à perda de vendas, necessidade de contratação de serviços de emergência ou até mesmo ações judiciais.

Tudo isso compromete a saúde financeira da empresa e sua capacidade de investir e crescer.

 

Riscos para a saúde e segurança das pessoas

Dependendo do acontecimento, não é só a carga que fica em risco, mas a vida do condutor. Motoristas e ajudantes podem sofrer lesões graves ou ir a óbito nos casos mais críticos.

A segurança e proteção das pessoas deve ser uma prioridade absoluta em todas as etapas do processo logístico.

 

Danos ao meio ambiente

Em alguns casos, um sinistro de carga pode causar danos ao meio ambiente.

Derramamentos de produtos químicos, explosões ou outros incidentes causam consequências drásticas à fauna, flora e todos os recursos naturais ao redor. 

Além de ferir a imagem da organização, danos ao meio ambiente podem gerar multas e penalidades legais.

 

Como se proteger contra o sinistro de carga

Tendo em vista todas essas consequências, fica claro o quão importante é adotar medidas preventivas e protetivas, não é?

Sua empresa precisa do seguro de transporte adequado. Em se tratando do transporte rodoviário, existem dois tipos de apólices obrigatórias: o Seguro de Responsabilidade Civil do Transportador Rodoviário de Carga (RCTR-C), para transportadores, e o Seguro de Transporte Nacional para embarcadores.

Ambas oferecem coberturas variadas, de acordo com a empresa contratada. É vital que, antes da assinatura do contrato, gestores procurem diferentes seguradoras e avaliem as condições de cada uma. Só assim é possível contratar o seguro mais adequado às suas condições.

Na Trikona Seguros, por exemplo, cada cliente recebe uma proposta personalizada, segundo seus objetivos e desafios enfrentados durante a movimentação de cargas. Dessa forma, asseguramos que todos sejam protegidos da melhor maneira possível, sem dores de cabeça ou estresse. 

 

Coberturas oferecidas pelo seguro de transporte

Contratar um seguro adequado é essencial para proteger sua mercadoria e mitigar riscos associados ao transporte.

Veja quais são as coberturas comumente oferecidas nessas apólices:

 

Roubo de carga

O roubo de carga representa um dos principais riscos enfrentados por empresas de transporte no Brasil. Diante disso, a contratação da apólice com a cobertura correta garante a indenização do valor da carga roubada e até dos danos causados ao veículo.

Nesses casos, vale contratar o Seguro Responsabilidade Civil de Desaparecimento de Cargas (RC-DC), recomendado especificamente para a proteção contra roubos e assaltos.

 

Danos causados por acidentes

Acidentes também podem causar danos à mercadoria. Uma cobertura abrangente deve incluir proteção contra danos causados por colisões, capotamentos, incêndios, tombamentos e explosões, por exemplo.

Essa é uma garantia de que sua empresa estará adequadamente protegida.

 

Perdas e extravios

Esses tipos de incidentes podem ocorrer por diversos motivos, como erros operacionais, falhas logísticas ou até mesmo ações criminosas. Um seguro de transporte com esse tipo de cobertura garante o reembolso do valor da carga perdida ou extraviada.

 

Outras coberturas personalizadas

Além das coberturas básicas, muitas seguradoras oferecem a possibilidade de personalização do seguro, de acordo com as necessidades específicas da empresa. Isso pode incluir cobertura para danos específicos a determinados tipos de carga, como produtos perecíveis ou frágeis, ou cobertura para situações especiais, como transporte internacional.

 

Como escolher o seguro de transporte ideal?

Para fazer a melhor escolha, nossa recomendação é que você siga três passos fundamentais:

 

1. Avaliar as necessidades da empresa

Primeiro, reflita sobre as suas necessidades. Analise os seguintes fatores:

  • tipo de carga transportada;
  • frequência da movimentação;
  • distância entre os trajetos;
  • principais riscos envolvidos;
  • exigências legais relacionadas ao transporte.

Ao entender o que precisa, sua empresa conseguirá buscar uma apólice que ofereça coberturas adequadas e suficientes para proteger sua carga de forma eficaz.

 

2. Pesquisar a reputação da seguradora no mercado

A reputação da seguradora é fator crítico a ser considerado. Use o site da SUSEP (Superintendência de Seguros Privados) para consultar entidades licenciadas.

 

3. Considerar a qualidade dos serviços oferecidos

Avaliar o histórico da empresa também é importante. Verifique experiência de clientes anteriores, histórico de atendimento e a qualidade dos serviços – incluindo:

  • rapidez e eficiência no processamento de sinistros;
  • disponibilidade de suporte e assistência;
  • clareza das condições contratuais;
  • facilidade de comunicação.

Uma boa seguradora deve oferecer atendimento ágil e eficaz, de modo a garantir que transportadores e embarcadores sejam devidamente assistidos em casos de sinistros de carga ou problemas durante o transporte.

 

Como agir em caso de sinistro de carga

Aconteceu algo durante a movimentação de cargas? Entre em contato com a seguradora o mais rápido possível. Esse é o primeiro passo para garantir que sua empresa será ressarcida.

O protocolo da seguradora depende de dois fatores: tipo de sinistro e seguro contratado.

No caso de roubos, os responsáveis devem prestar boletim de ocorrência e juntar provas que comprovem o sinistro. Já em acidentes, a seguradora age de forma rápida, realizando uma vistoria no local para verificar danos, por exemplo.

Mas, em geral, você precisa apresentará apresentar os seguintes documentos:

  • documentos do motorista envolvido;
  • documentação do veículo;
  • aviso de sinistro;
  • nota fiscal;
  • conhecimento de embarque;
  • cópia da apólice;
  • averbação.

Siga as instruções da seguradora para garantir a indenização da forma certa. O período de aceite ou recusa da solicitação dura 30 dias. Caso o pedido seja aceito, o ressarcimento também acontece em até 30 dias.

Sua empresa merece a melhor proteção contra eventualidades na estrada. Por isso, conte com a Trikona e esteja sempre um passo à frente dos desafios.

Proteja-se contra o sinistro de carga corretamente. Fale com nossos consultores ainda hoje. Sua empresa e seus clientes agradecem!

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