O seguro de vida em grupo é um benefício importante não só para empresas, mas para seus colaboradores. Segundo dados do Observatório de Saúde e Segurança do Trabalho (SmartLab) e do Ministério Público do Trabalho (MPT), o Brasil registrou um aumento de 30% no número de óbitos e acidentes de trabalho em 2021.
Os dados indicam que foram 2,5 mil mortes e 571,8 mil comunicações de acidente de trabalho (CATs) só naquele ano.
A cada 15 segundos um trabalhador morre por acidente de trabalho ou doença laboral.
Esses números fazem do Brasil o segundo colocado entre os países do G20, em mortalidade no trabalho.
A partir desses dados, fica clara a importância do seguro de vida nas empresas. Além de assegurar o bem-estar dos colaboradores e seus familiares, a contratação da apólice é uma maneira de atrair e reter os melhores talentos do mercado.
O que é o seguro de vida em grupo?
O seguro de vida coletivo é um produto responsável por preservar a vida e a saúde dos funcionários da sua empresa. A apólice resguarda os beneficiários financeiramente em momentos difíceis e imprevistos, de acordo com a garantia contratada.
O seguro em grupo é um dos mais comuns, tanto que 57,7% dos adultos do país fazem parte de planos coletivos, segundo a Superintendência de Seguros Privados (Susep).
Esse tipo de apólice pode ser contratada por sindicatos, clubes, associações e empresas de todos os portes e segmentos. Assim, garante a proteção dos colaboradores, enquanto eles exercem suas funções com mais segurança e tranquilidade, em prol do crescimento do seu negócio.
Qual a diferença entre seguro individual e seguro em grupo?
A principal diferença entre o seguro em grupo e o individual é a personalização da apólice.
O seguro individual é feito diretamente pelo segurado, com auxílio do corretor. Aqui, ele pode personalizar a apólice, de acordo com as suas próprias necessidades.
Já no seguro em grupo, os segurados recebem uma apólice com as mesmas condições contratuais. Nesse caso, o estipulante (pessoa jurídica) contrata o seguro e negocia todas as disposições necessárias para o bem-estar de seus funcionários.
Como funciona o seguro de vida coletivo?
A apólice do seguro é elaborada de acordo com as necessidades, tamanho, capacidade financeira do negócio e riscos do ramo de atividade em que a empresa atua.
Após a contratação, o seguro cobre riscos de funcionários e até mesmo familiares, como cônjuges e filhos. Isso significa que o produto pode ser acionado e utilizado em casos de acidentes, doenças graves ou a morte do segurado.
Basta que o segurado ou seus familiares acionem a empresa. Ela, por sua vez, entra em contato com a seguradora, para solicitar a indenização. Assim, a família dos colaboradores tem suporte e capacidade plena para se reestabelecer em momentos difíceis.
Condições para contratação
No entanto, as regras para contratação da apólice em geral são:
- Funcionários entre 14 e 65 anos;
- Todos em boas condições de saúde – lesões ou doenças pré-existentes devem ser informadas previamente;
- Todos em plena atividade profissional.
O seguro escolhido pode ser:
- Não contributário: a empresa (estupulante) arca com todas as despesas do benefício;
- Contributário parcial: a empresa e o segurado arca parcialmente a mensalidade;
- Contributário total: o segurado arca com o valor total da mensalidade.
Seguro de vida em grupo: principais coberturas
Quando o assunto é seguro de vida, a maioria das pessoas pensa que a apólice cobre apenas morte, assistência ou auxílio funeral. Embora essas sejam as principais proteções, esse produto também é para quem está vivo!
Por isso, ele cobre invalidez permanente total ou parcial por acidente (IPA) e invalidez permanente total ou parcial por doença (ILDP) – quando o segurado é incapaz de exercer sua atividade durante um período ou definitivamente.
Além disso, coberturas adicionais podem incluir indenização à empresa em casos de demissão do funcionário, auxílio alimentação e à doença congênita de filhos.
É importante ressaltar que as coberturas escolhidas devem estar alinhadas às expectativas dos funcionários e às coberturas oferecidas por outras empresas do mercado.
Segmentos que exigem seguro de vida para funcionários
Fique atento! Os seguintes setores devem oferecer o seguro para seus colaboradores:
- Construção civil
- Indústria de vestuário e têxtil
- Comércio varejista de alimentos
- Instalação e manutenção de redes de telecomunicações
- Postos de combustíveis
- Bares, buffets e restaurantes
- Prestadores de serviço
- Motoboys
- Entregador de jornais e revistas
- Condomínios
- Motéis e hotéis
O seguro de vida em grupo é uma maneira de se destacar entre concorrentes, atrair e reter talentos, e crescer através do bom relacionamento com seus funcionários.
Para saber mais, faça a cotação do seguro de vida em grupo com os especialistas da Trikona Seguros.
Com anos de experiência no mercado, oferecemos o que há de melhor para você e seus colaboradores. Entre em contato para descobrir qual o produto ideal para a sua empresa, e as coberturas mais adequadas. Proteja quem faz seu negócio crescer!