Você já ouviu falar sobre responsabilidade civil ambiental para empresas de transporte? Todo mundo sabe que veículos são considerados fontes de poluição. O problema é que quando essa poluição causa danos à natureza, ela traz uma série de malefícios não só ao meio ambiente, como também às organizações.
Portanto, se você não quer ter prejuízos, a Trikona Seguros mostra como a sua organização pode investir em estratégias e ferramentas para evitar qualquer tipo de problema.
O que é responsabilidade civil ambiental?
A responsabilidade civil ambiental é sobre a proteção do meio ambiente. Isso porque cuidar da natureza não é só nossa responsabilidade, mas uma obrigação legal perante as leis brasileiras.
Tanto que o país segue a Política Nacional do Meio Ambiente, lei nº 6.938/81. Segundo ela, a natureza é um bem jurídico que deve ser protegido. Logo, quando um dano ambiental é constatado, a reparação deve ser solicitada.
A lei diz que o poluidor é obrigado a indenizar ou reparar todos os danos causados ao meio ambiente e até mesmo a terceiros afetados por sua atividade, seja ele um causador direto ou indireto. Basta que o denunciante apresente provas do ato ao Ministério Público Estadual ou Federal.
A partir daí, o feito é processado por uma ação civil pública ou por termos de ajustamento de conduta (TAC).
No entanto, é importante ressaltar que nem toda ação causa danos à natureza, visto que toda atividade humana gera impactos. Para se caracterizar como problema dentro da responsabilidade civil ambiental, o ato deve gerar alterações, deteriorações ou destruição parcial, ou total da fauna e flora.
Responsabilidade civil ambiental das empresas de transporte
Até mesmo pessoas jurídicas podem arcar com as consequências dos danos, sabia? Portanto, é muito importante que empresas estejam atentas à pauta ambiental, de modo a evitar problemas nocivos ao nosso território.
Outro ponto relevante é que, além dos crimes ambientais contra fauna e flora, a poluição também é caracterizada como um dano ao meio ambiente. O problema é ainda mais grave quando falamos no transporte de cargas. Todo o processo logístico envolve uma série de atos que, se não cuidados, podem afetar a natureza.
Tanto é que hoje o Brasil tem o Proconve (Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores) e o Promot (Programa de Controle da Poluição do Ar por Motociclos e Veículos Similares) – criados pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) para evitar qualquer tipo de irregularidade.
Problemas derivados do transporte de cargas
Quando falamos sobre movimentação de carga, alguns dos principais danos causados estão relacionados aos gases emitidos durante o transporte. Além do já conhecido efeito estufa, os altos índices de carbono, hidrocarbonetos aromáticos, óxidos sulfúricos e de nitrogênio também podem causar:
- prejuízos à oxigenação no pulmão;
- irritação nos olhos, nariz e mucosas;
- doenças respiratórias e infecciosas.
Nos casos mais graves, hidrocarbonetos aromáticos podem até causar câncer. E não é só isso. As condições dos transportes também afetam o meio ambiente, como o descarte incorreto de pneus gastos.
Portanto, manter a correta gestão da frota é uma maneira eficaz de evitar problemas relacionados à responsabilidade civil ambiental. É de extrema importância que todos sigam os padrões estabelecidos pela legislação, em relação a:
- produção de resíduos;
- cuidado no manejo de substâncias nocivas;
- descarte correto de materiais e resíduos.
O que é o Seguro de Responsabilidade Civil Ambiental?
Tendo em vista o rigor da legislação brasileira, empresas precisam estar protegidas. Por isso, para agir contra qualquer imprevisto, negócios de transporte de cargas podem ter o auxílio do Seguro de Responsabilidade Civil Ambiental, também conhecido como seguro RC ambiental.
Esse tipo de apólice garante a proteção de negócios que realizam atividades potencialmente danosas à natureza. Com ele, você está protegido contra qualquer imprevisto ou impactos derivados de problemas ambientais.
Em geral, o seguro RC ambiental cobre:
- limpeza de locais afetados;
- correta destinação dos resíduos;
- análise da área acometida;
- danos corporais ou materiais derivados do problema;
- remoção, transporte, tratamento ou destruição dos resíduos.
Seguro de Responsabilidade Civil Ambiental: principais benefícios
Ao contratar o seguro de Responsabilidade Civil Ambiental, sua empresa fica protegida em todos os momentos.
1. Orçamento equilibrado
Com a apólice, a organização não precisa desembolsar parte do orçamento para resolver problemas. Basta acionar a seguradora para ter todos os benefícios disponibilizados.
2. Imagem pública protegida
Consumidores estão cada vez mais exigentes e conscientes, por isso prezam por organizações que se preocupam com o meio ambiente. Ter o seguro contratado é uma maneira de resolver possíveis entraves com agilidade e rapidez e, assim, evitar problemas na imagem pública.
3. Agilidade na resolução de problemas
Ao contatar a seguradora, os danos ambientais causados são resolvidos com muito mais facilidade, sem grandes burocracias.
4. Personalização do produto
Um dos grandes benefícios do seguro RC ambiental é sua personalização. Ou seja: você pode adaptar as coberturas, de acordo com as necessidades do seu negócio. Assim, sua organização fica protegida da maneira certa.
Sobre a Trikona Seguros
Como visto anteriormente, a responsabilidade civil ambiental é dever de todo cidadão, inclusive da sua empresa. Portanto, contratar a apólice é a solução mais eficiente e segura contra qualquer possível imprevisto.
Com a Trikona, você e sua organização estão seguros. Nossa apólice é personalizável, segundo as suas necessidades. Entre em contato com nossos especialistas para saber mais sobre o benefício e se precaver a partir de hoje.