Lidar com o transporte de cargas é um trabalho complexo, nesse sentido as empresas precisam contar com uma gerenciadora de riscos para mitigar ou minimizar as perdas que possam ocorrer, principalmente quando pensamos no cenário pós-pandemia.
A movimentação de mercadorias no país envolve diversos riscos, como atrasos, roubos e acidentes.
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o setor de serviços cresceu 0,7% em junho. Esse valor se deve, sobretudo, à alta de 0,6% nos transportes de cargas, impulsionado pelas vendas online.
Devido à alta no setor de cargas, manter a segurança de mercadorias, motoristas e veículos nunca foi tão importante.
Mas, o que é uma gerenciadora de riscos?
As gerenciadoras de risco são empresas responsáveis pela criação do Plano de Gerenciamento de Riscos. Embora você e seus colaboradores possam criar o planejamento do zero, há muitos outros detalhes que merecem atenção, não é mesmo?
Ao contratar uma empresa especializada no assunto, você consegue resolver outras questões internas essenciais, ao mesmo tempo em que assegura a proteção e segurança em toda a cadeia de transporte.
A gerenciadora é responsável por organizar, planejar e controlar ações e estratégias no processo logístico, de modo a reduzir riscos.
Qual o papel da gerenciadora de riscos na cadeia de transportes?
A gerenciadora de riscos é uma das maiores parceiras do seu empreendimento – sobretudo quando falamos no cenário brasileiro.
De acordo com uma pesquisa realizada pela Associação Nacional de Cargas e Logística (NTC&Logística), em 2021, o número de ocorrências de roubos de carga aumentou em 1,7%. Foram 14,4 mil assaltos – o equivalente a um prejuízo financeiro de R$1,27 bilhão.
Mas não são só os roubos de carga que afetam o transporte. Outros problemas podem acontecer durante o trajeto, como acidentes, danificação do produto, falhas mecânicas nos veículos, fraudes… E em todos esses casos a gerenciadora vai te ajudar!
A empresa é responsável por mapear possíveis riscos com minúcia e, a partir daí, desenvolver um plano detalhado. Assim, ela preserva a vida do motorista, do veículo e da carga transportada.
Vantagens
Além de zelar por todos os envolvidos no processo de movimentação de mercadorias, a gerenciadora também é responsável por:
- prevenir sinistros e danos;
- aumentar a competitividade da sua empresa no mercado;
- reduzir custos com seguros de carga e prejuízos em todo o processo de logística;
- assegurar mais segurança na operação;
- garantir mais qualidade e eficiência em todas as operações.
Além disso, ela garante que todos os prazos sejam cumpridos como acordado. Assim, os produtos são entregues, livres de roubos ou possíveis fraudes.
Benefícios para mercadorias
Segundo as regras de transporte de cargas, ter todos os documentos fiscais em mãos durante a movimentação é essencial. Esse equívoco pode causar malefícios ao seu negócio, como multas ou até apreensões de mercadoria.
Com a gerenciadora de riscos, sua empresa não precisa passar sufoco. Ela organiza e assegura que todos os documentos estejam atualizados e a postos.
Benefícios para os veículos
Em relação à frota, a gerenciadora assegura inspeções e manutenções preventivas, a fim de evitar qualquer problema técnico durante o trajeto.
Benefícios para os motoristas
As gerenciadoras também garantem os direitos dos motoristas perante às leis e a proteção dos mesmos contra assaltos, acidentes de trânsitos ou qualquer outro imprevisto.
Como a gerenciadora atua?
Plano de gerenciamento de risco
A empresa contratada cria um Plano de Gerenciamento de Risco. Para tanto, ela identifica problemas que podem acontecer durante o trajeto de entrega e quais alternativas devem ser colocadas em prática para minimizar ou evitar impactos negativos.
Avaliação dos motoristas
Além da criação do plano, a gerenciadora de riscos também avalia o perfil dos candidatos a motorista. Ela verifica documentos durante a contratação, para evitar complicações, como roubos ou desvios de carga.
Ela será responsável por analisar:
- multas e infrações;
- situação da CNH do motorista no Detran;
- processos contra o profissional;
- veracidade dos documentos.
Sistemas de acompanhamento online
Outro grande benefício das gerenciadoras é o monitoramento da movimentação de cargas em tempo real. Em geral, empresas do tipo possuem softwares de alta tecnologia, capazes de visualizar toda a operação.
Ao ter controle sobre a rota, fica mais fácil verificar se o veículo está seguindo o trajeto, estacionou subitamente ou fez paradas em locais não determinados.
Qual a melhor gerenciadora de risco do Brasil?
Contar com o trabalho das gerenciadoras é a melhor maneira de evitar prejuízos, manter a lucratividade do seu negócio sempre alta e resguardar todos os envolvidos na cadeia de transportes.
Sendo assim, você precisa contar com os melhores serviços, que só a Trikona Seguros é capaz de oferecer. Para conhecer nossos serviços e assegurar a segurança do seu transporte de cargas, entre em contato conosco agora mesmo.