A contratação de frete é um dos momentos mais decisivos para as empresas. É preciso ter cautela na hora de escolher uma transportadora confiável e segura, pois é ela que assegurará uma movimentação impecável do início ao fim do trajeto.
O transporte de cargas está inerente a uma série de situações desagradáveis e prejudiciais, como desvio ou roubo de cargas, fraudes e acidentes. Por isso, saber como evitar golpes na contratação de frete é uma das melhores maneiras de garantir a segurança da instituição, clientes e motoristas em todo o processo logístico.
A Trikona Seguros montou um conteúdo completo, com dicas que vão te ajudar a contratar a empresa de transportes rodoviários certa.
Riscos ao contratar transportadoras fraudulentas
Quando falamos em transporte de cargas nas rodovias brasileiras, uma das situações mais comuns são os desvios e roubos de mercadoria. Eles podem acontecer tanto em estradas, quanto na contratação de frete, a partir de uma admissão falsa, por exemplo.
Para se ter uma noção, em 2021 houve um aumento de 1,7% no número de ocorrências, segundo a Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC & Logística). Naquele ano, foram mais de 14.400 mil ocorrências em todo o país, com prejuízos avaliados em mais de R$ 1,27 bilhão.
A região mais afetada é a Sudeste, com 82% do total de casos. Em seguida, estão as regiões Sul, Nordeste, Centro-oeste e Norte.
Já em relação às cargas mais procuradas pelos criminosos, destacam-se as seguintes categorias:
- alimentos;
- combustíveis;
- produtos farmacêuticos;
- autopeças;
- materiais do setor têxtil e de confecção;
- cigarros;
- eletroeletrônicos;
- bebidas;
- defensivos agrícolas.
Se sua organização atua em algum desses setores e precisa contratar empresas de frete, a atenção é redobrada.
7 dicas para evitar golpes na contratação de frete
Antes mesmo de assinar a contratação de frete com a transportadora de sua preferência, é preciso analisar alguns pontos-chave que asseguram a segurança do seu negócio. Veja quais são:
1. Saiba tudo sobre a transportadora
Não basta encontrar qualquer transportadora no Google. Você precisa entender se ela possui experiência e profissionais qualificados para uma movimentação de qualidade.
Por isso, busque referências. Converse com outros clientes que já contrataram a organização, saiba se estão satisfeitos ou não com o trabalho prestado.
Outra maneira de conhecer a empresa é verificando avaliações online. Acesse todos os canais possíveis – como redes sociais e sites de reclamações -, e verifique o que os outros estão falando sobre a transportadora.
2. Valide os dados de contato
Para saber se a empresa é real, verifique todas as informações de contato disponíveis, como endereço e telefone.
Todo negócio precisa de um endereço físico. Portanto, uma dica é ir além do que os buscadores ou o próprio site mostram na página inicial: acesse o Google Maps e verifique o endereço por imagem.
Em relação ao número de telefone, vale ligar ou mandar mensagem, para descobrir se a empresa é verídica ou não. Se os funcionários negarem a liberação de informações relevantes, é hora de procurar outra transportadora para fazer negócio.
3. Procure a empresa em órgãos governamentais
Essa é outra maneira de verificar se a transportadora envolvida na contratação de frete é real. No site da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), é possível verificar a idoneidade da instituição.
Isso porque empresas e profissionais autônomos que prestam serviços de transporte rodoviário precisam ter um registro na ANTT, pois o órgão é o grande responsável pela regulação e fiscalização deste trabalho.
O site possui um registro completo, com todas as organizações idôneas em território brasileiro. Basta fazer uma consulta pública por transportador, localidade ou por veículo. Em cada um dos casos, tenha em mãos:
- Por transportador: RNTRC, CPF ou CNPJ do responsável pelo frete;
- Por localidade: categoria, estado e município;
- Por veículo: placa, RNTRC, CPF ou CNPJ do transportador.
4. Verifique a segurança da transportadora
Outro ponto de atenção está relacionado à segurança oferecida pela empresa. O seguro de cargas, por exemplo, é indispensável no transporte rodoviário brasileiro. Além dele, a instituição pode oferecer outros benefícios, como frota rastreada e terminais monitorados.
5. Fique atento aos valores
Se os preços estiverem muito abaixo do mercado, desconfie. A cotação do frete deve estar alinhada aos benefícios que a transportadora oferece.
Verifique as principais tarifas da empresa e o que elas incluem. Dê preferência àquelas que oferecem sistemas de segurança e cumprimento dos prazos de entrega.
É aquele ditado: às vezes, o barato pode sair caro.
6. Leia o contrato
Pode parecer óbvio, mas vale ressaltar: leia o contrato completo. Esteja atento a cada detalhe, cláusulas e parágrafos, para evitar problemas após a assinatura.
7. Contrate uma gerenciadora de risco
Ter uma gerenciadora de risco ao seu lado é nossa dica principal. Essas empresas são responsáveis pela contratação da melhor transportadora, por custos-benefícios que se enquadram ao que seu negócio precisa.
Ela reduz aqueles danos citados no início do texto, como desvios de carga e roubos, ao mesmo tempo em que garante segurança desde a assinatura do contrato à finalização do serviço de frete.
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