Como funciona a cobertura de um embarque sinistrado?

Como funciona a cobertura de um embarque sinistrado?

O seguro de transporte não fica limitado somente a pagar indenizações. Ele é muito útil na hora que acontece um sinistro.

Popularmente falando, podemos afirmar que sinistro é um prejuízo material causado à carga em decorrência de um evento. É importante dizer que o sinistro pode ser parcial ou total. Essa informação é apurada no momento da vistoria.

Abaixo, alguns exemplos de sinistro parcial ou total. Imagine um embarque de aparelhos de TV. O caminhão tombou. A causa do sinistro (tombamento) está coberta? Houve prejuízo com a carga? Se a sua resposta foi sim para as duas perguntas, estamos falando de um sinistro. Se os danos atingiram 40% da carga, estamos falando de um sinistro com prejuízo parcial. Se 100% da carga estiver comprometida, está caracterizado um sinistro com prejuízo total.

 

Sinistros em caso de acidente

No seguro de transporte, assim que a seguradora recebe a informação do evento, a mesma enviará um profissional até o local do sinistro com o objetivo de apurar a causa do acidente, bem como mitigar o prejuízo da carga, protegendo a mesma.

Após o atendimento do sinistro no local do evento, a mercadoria, conforme determinação do segurado ou dono da mercadorias mesma é levada para um local seguro, que pode ser um depósito, retornar ao remetente ou ser enviada ao destinatário, onde é feita a segregação das mercadorias (danificadas ou em perfeito estado). Superada esta etapa, o vistoriador (profissional enviado pela seguradora) fixa o valor de prejuízo do sinistro.

As mercadorias em perfeito estado serão entregues ao destinatário e a transportadora/seguradora terá que reembolsar os respectivos proprietários pelas mercadorias danificadas, bem como eventuais despesas de socorro e salvamento da mercadoria.

 

Sinistros em caso de roubo

O sinistro de desaparecimento de carga é caracterizado pelas ocorrências de assalto à mão armada, apropriação indébita, estelionato, furto simples ou qualificado, sempre concomitantemente com o veículo transportador.

O foco da regulação passa a ser a comprovação das mercadorias embarcadas, as já entregues, quando for o caso, e, principalmente, a questão do cumprimento das regras de gerenciamento de risco, sendo que estas são imprescindíveis.

Após análise da documentação de embarque e apuração do prejuízo, é emitido o certificado de vistoria, o qual determina o valor do prejuízo a ser indenizado pela seguradora.

 

Papel das seguradoras

Todas as seguradoras que trabalham com seguro de transporte disponibilizam um número 0800 que funciona 24 horas por dia. Esse número é fornecido ao segurado e, em caso de acidente ou roubo, o transportador tem a obrigação de ligar a ocorrência do sinistro, passando detalhes do ocorrido e o local do acidente.

É muito importante que o corretor seja informado sobre a ocorrência do sinistro para que ele possa dar todo o apoio técnico, além de passar tranquilidade ao segurado e aos embarcadores.

Nós, da Trikona Seguros, somos uma empresa formada por profissionais oriundos do mercado securitário com vários anos de experiência. Buscamos a qualidade no atendimento prestado a cada um de nossos clientes e, consequentemente, prezamos pela satisfação, segurança e tranquilidade.
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Esperamos o seu contato,

Até breve!

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